quarta-feira, 23 de maio de 2012

Guia, Rumos


Próxima terça-feira (29 de maio), Cena 11 e Rumos Itaú Cultural estarão em Campo Grande.

Com o Grupo Cena 11 talvez tenha experimentado a sensação mais radical de liberdade, tamanha que chegava a se confundir com o extermínio da própria existência, porque lançava mão de abandonos violentos. O impacto da queda sem intermediário nenhum entre o chão e a face nua (frente e/ou trás) do corpo inteiro, essa unidade, apresentava a violência sutil de só se deixar levar, se expor à soberania da gravidade, sem qualquer resistência.
Por isso uma tensão entre morte e vida, violência e sutileza nos trabalhos do grupo catarinense Cena 11 experimentada, antes, na própria vida do diretor, Alejandro Ahmed. Acometido, desde a infância, de uma doença chamada “osteogênese”, que gera enfraquecimento nos ossos a ponto de romperem com leves esbarrões, seus movimentos adaptativos, para sobreviver, levaram-no à interessante saída paradoxal: choques violentos não causavam fraturas.
“O que era uma necessidade particular de sobrevivência se transformou na elaboração de uma técnica.”, escreveu Maíra Spanghero, em seu blog Corpo Remoto Controlado[r]. Ex-integrante do Grupo, é autora do livro “A dança dos encéfalos acesos” (2003), que delineia um olhar particular sobre o modo de fazer dança contemporânea do Cena 11 – o livro foi fruto de pesquisa de mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC de São Paulo.
No artigo “Vontade de ultrapassar”, Maíra continua: 

“O que o Cena 11 faz é um exercício de controle de situações que habitualmente são incontroláveis ou que ninguém se dedica a controlar. Por exemplo? Uma queda, um esbarrão, um atrito, um desgaste. Não há como evitar a queda e o impacto. Nosso corpo, em geral, não tem treino: cai e se machuca. Então, como fazer para ficar mais resistente ao choque e não quebrar? Aparentemente, parece um corpo-marionete, mas o movimento criado pelo Cena 11 está ampliando os comandos do corpo humano, desenvolvendo habilidades, tornando-o mais capaz e menos susceptível ao machucado. (...) Aquilo que pode parecer muito pouco humanizador, os rôbos, as quedas, a violência é na verdade uma estratégia absolutamente orgânica para o corpo continuar humano e melhor adaptado.”
Dia 29 de maio de 2012, terça-feira, os e as campo-grandenses terão a oportunidade de sentir de perto o Grupo Cena 11. O espetáculo Guia de ideias correlatas será apresentado no Teatro Prosa, do Sesc Horto, às 20h (entrada gratuita).
Logo em seguida, a equipe Rumos Itaú Cultural irá apresentar o edital Rumos 2012, direcionado à Dança, Cinema e Vídeo, Moda e Design.
Será uma boa oportunidade para tirar dúvidas quanto aos procedimentos para inscrição de projetos e, bem importante, sobre o entendimento deles sobre pesquisa em dança.
O edital Rumos Dança irá financiar propostas nas seguintes “carteiras”:

1.     Dança para crianças
2.     Dança para formadores
3.     Residência
4.     Desenvolvimento de pesquisa para criação

Levem caderninho, caneta e muitas perguntas para o Teatro Prosa. Da conversa podem surgir vários probleminhas, desses gostosos de se resolver dançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário