No dia 14 de Abril, como uma estréia em Campo Grande, a classe da dança vive um encontro para conversar sobre as políticas culturais – “Conversando sobre dança e política cultural”. A conversa se deu dentro do evento “Semana pra Dança”, uma comemoração ao dia internacional da dança, apoiada pelo Governo Estadual através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.
A convite da Fundação de Cultura tivemos cinco falas:
1. Presidente da Fundação de Cultura do Estado- Américo Calheiros, onde no seu discurso deixou latente a importância da sociedade civil se organizar para dialogar com o poder público.
2. Como convidada pela FCMS, Rosa Coimbra, em participação virtual, elencou algumas conquistas do Colegiado Setorial de Dança, órgão ligado ao CNPC, salientou a importância da dança se organizar e se comunicar com as políticas públicas e culturais.
3. Luiza Rosa, delegada eleita para a pré-conferência setorial da dança, onde discursou sobre as reuniões que antecederam as pré-conferências, oportunizando a todos um contato com os estudos , propostas e estratégias que a dança do MS elaborou para levar à pré-conferência.
4. Paula Bueno, também delegada eleita para a representação da dança do MS na pré-conferência setorial, que proporcionou um momento de proximidade com todos os procedimentos, decisões e discussões da pré-conferência setorial de dança, incluindo os resultados das votações para a Conferência Nacional de Cultura e Colegiado Setorial de Dança – CNPC.
5. Por último, a minha fala, como uma das integrantes da comissão das delegadas do MS para a pré-conferência setorial, e que nesta circunstância eleita Membro do Colegiado setorial da Dança - CNPC. O caráter da minha fala nesta conversa permeou para esclarecer alguns pontos sobre a Conferência Nacional de Cultura, a representatividade do Colegiado e do CNPC, e a urgência de organizar uma possível câmara municipal setorial da dança em Campo Grande, visto que o Teatro já se organizou e legitimou a sua câmara, conseguindo assim algumas conquistas imediatas para a área do teatro. Ficou então proposta para o dia 29 de abril uma assembléia para legitimar a criação da câmara setorial da dança municipal. Uma comemoração ao dia Internacional da dança.
Foi apoiada por aclamação de todos os presentes a organização de uma comissão temporária para elaborar os procedimentos para a assembléia para a criação da câmara municipal setorial da dança.
Dentre os presentes estavam artistas e representantes: Projeto Dançar; Movimente: Fórum de artistas da dança; Fundação de Cultura do MS; SESC; Associação Sul-Mato-Grossense dos profissionais de dança; Ginga Cia de Dança; Grupo Dançurbana ; Arara Azul, Coletivo Corpomancia; Fórum Municipal de Cultura; UFMS, UEMS; Cia do Mato.
Assim, deixo meu sincero agradecimento ao Núcleo de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável por proporcionar eventos com tanta seriedade e pertinência.
Denise Parra, 26/04/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário