sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O lugar do artista, por Mareu Machado

Tenho prazer em perceber encontros que me afetam, recentemente o lugar que mais me afetou desde o inicio da minha estadia na Franca, se chama PAF - Performing Arts Forum, dirigido por Jan Ritsema, localizado no vilarejo de St. Erme, a 150km de Paris. Este lugar é destinado a residências de criação ou desenvolvimento de algum projeto artístico já em andamento, e como no momento estou no processo de criação da performance snoWhite em parceria com a coreografa alemã, Verena Kutschera, achamos que PAF seria o lugar ideal para nos concentrarmos.


Dito e feito, PAF organiza-se através do “self-organization”, cada um é responsável pelas tarefas básicas de uma casa, pela ocupação dos estúdios de ensaio, pelo material que se pega emprestado no “Media Center” e etc .


Este lugar proporciona encontros com artistas de diversas áreas, de diferentes nacionalidades, cada um com um processo criativo pra contar. O “sharing” (dividir) é uma das políticas do local, “sharing” de idéias, vontades, crises e é por esse motivo que divido aqui esta minha experiência, esperando que essa possa colaborar como informação útil para quem esta criando ou simplesmente gerando questões. Pude assistir e apresentar performances na antiga capela que pertence ao prédio da PAF que já foi um convento, esconderijo dos alemães durante a segunda guerra mundial e uma seita religiosa, la dentro existe um “vazio-cheio” de imagens que circula o tempo todo.


Cada canto deste casarão é curioso, as visíveis camadas de tinta, os papeis de parede que se descascam e pedras entre o cimento estão presentes em vários estúdios, pra mim estes já serviam de material estético para qualquer obra. PAF, transportou-me 100% para meu universo criativo, minha concentração era intensa, não ha diretores dizendo o que o interprete deve fazer. Neste lugar você e o próprio diretor da sua obra, com possibilidades de colaborações, neste espaço redescobri a importância de estar conectada com minhas habilidades, organizado-as num espaço-tempo perfeito, onde a liberdade pode ser utilizada como ferramenta geradora de potencialidades. Se existe um lugar ideal para o artista, acredito que este possa ser um entre vários outros existentes mundo a fora. Agora fica ai uma vontade de colecionar lugares... Se você conhece e gostaria de dividir, por favor entre em contato: mareumachado@gmail.com


Bosque ao lado da PAF


OBS: Sobre o processo de criação snoWhite e mais fotos, visite o blog: http://mareumachado.blogspot.com


Mareu Machado



*Mareu Machado é de Campo Grande e já contribuiu para o blog com a videodança "snoWhite". Atua como criadora, intérprete e coreógrafa em dança contemporânea. Logo logo estará na terrinha para mais um final de ano em família.

Um comentário:

  1. Que legal, Mareu!! Adorei o blog..

    Acredito na arte produzida através de uma experiência em que o artista se coloca em um lugar e projeta sobre ele mais do que um olhar, mas a própria experiência do corpo no tempo/espaço.

    Por aqui, produzimos (coletivo corpomancia) assim o "me=morar", em que tomamos conta de uma casa (ou a casa que tomou conta da gente) na vila dos ferroviários . Divido aqui as postagens desta experiência:

    http://corpomancia.blogspot.com/search/label/memorar

    e sigo acompanhando teu blog. massa! beijão.

    ResponderExcluir