terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plano Setorial de Dança

A publicação deste mês não veio diretamente do universo acadêmico. É uma construção coletiva da dança no país - é principalmente uma conquista. Este é o Plano Nacional da Dança, que deve nortear as ações da área em várias esferas. É um documento longo, mas bem completo sobre a ação política e sobre o desenvolvimento do pensamento da dança. Neste momento em que estamos falando em diretrizes na esfera municipal, o plano nos ajuda a saber que rumo tomar, porque esclarece questões e propõe ações também. Para ler, clique na imagem abaixo e ela abrirá em tela cheia. 






Foi endereçado aos artistas com o seguinte texto:

Após anos de trabalho, finalmente temos uma versão publicada do Plano Nacional Setorial de Dança, que é parte da estrutura da Lei 12.343, o Plano Nacional de Cultura que já é nosso primeiro marco legal deste processo. Este documento foi debatido pelos fóruns de todo o Brasil, por meio da Câmara Setorial de Dança  a partir de 2005, debatido entre 2008 e 2010 no Colegiado Setorial de Dança, órgão colegiado do Conselho Nacional de Política Cultural. É o primeiro plano político governamental, escrito com a participação da sociedade civil, adotado como políticas públicas de Estado para a Dança, em toda nossa história, no Brasil. O livro esta anexo em PDF ( versão mais atualizada, por hora) e podem considerar como nosso documento político de lutas pela dança,  pois ai residem demandas, desejos e reivindicações também de períodos anteriores e que balisarão o futuro. Temos ainda muuito chão pela frente, pois se muito já foi conquistado, temos muito ainda por fazer,  permanecendo ativos na participação, para que isso se efetive, seja exercitado e validado pela sociedade e pelas outras instâncias do poder público, em nossos municípios e estados, servindo como referência para a construção de planos municipais e estaduais de Dança. 
Vamos conhecer, ler, estudar e buscar exercitar  o Plano Setorial de Dança! (a partir da pagina 260).

2 comentários:

  1. Paula, é a Lia... estou agora morando em Bonito, mas estive participando junto a vocês, movimentanto uma parcela da classe da dança (a dança de salão) para participação nas discuções da câmara setorial... junto da Denise, estivemos formando as diretrizes para fundação da câmara ou colegiado... enfim, gostaria de voltar a participar dessa movimentação em prol da classe. Quais são as notícias, quais as próximas ações.
    Grande beijo linda. Obrigada a atenção!
    Lia de Almeida

    ResponderExcluir