quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Movimento Expressivo - Klauss Vianna

Quando o Marcos me convidou para pontuar algumas visões sobre algum videodança, achei difícil. Comecei a pesquisar algumas referências que eu tinha, mas nenhuma me chamou atenção o suficiente para começar a escrever.

Um dia, vendo uns vídeos que tenho aqui nos meus favoritos, reencontrei o documentário Movimento Expressivo – Klauss Vianna. Em determinado momento me veio uma idéia e pensei: porque não falar sobre um vídeo de dança? Até porque não pretendo entrar, neste momento, nessa discussão sobre o que é videodança ou as diferenças entre isso e vídeo de dança. Como agora o mais importante é falar sobre dança, pensei ser adequado mostar esse documentário sobre o Klauss.

Primeiramente, conheci um pouco melhor o trabalho do Klauss lendo seu livro A Dança. Me encantei. Fiquei envolvida e até emocionada com as visões dele sobre arte, dança, corpo, política e com tudo o mais que ele oferece nesse livro.

Depois, quando comecei a cursar Artes do Corpo na PUC tive aula com a Prof. Dra. Neide Neves que, além de ter sido aluna e nora do Klauss, discute nos seus trabalhos de mestrado e doutorado o que é técnica e como o trabalho dele pode ser entendido como tal. Conforme disse no prefácio do livro A Dança: “(...)Klauss foi o introdutor, no Brasil, da preparação corporal de atores e do que chamamos de educação somática, usada na dança. Influenciou muito fortemente a formação de diversos atores e bailarinos atuantes nos dias de hoje. Seu trabalho continua no corpo desses intérpretes e nas salas de aula de escolas de dança, de teatro e nas universidades.” (pag. 14). Me encantei mais uma vez.

Esse documentário não é muito longo, mas contém depoimentos importantes de pessoas próximas ao Klauss e dele próprio, falando sobre a relevância de seu trabalho e a inovação que ele trouxe para a dança no Brasil. Renée Gumiel diz: “eu acho que se fala pouco, não o bastante do Klauss no Brasil, a memória é curta. Klauss fez absolutamente alguma coisa importante na dança brasileira.”

Portanto, falemos sobre Klauss.


Texto de Denise Ortiz nossa colega da pós graduação em dança realizada pela UCDB.
"Denise iniciou sua experiência em dança em Dourados/MS. Nos últimos anos integrou o grupo de experimentação em dança DançaSIM, o trabalho "Pensamentos do corpo" da Cia. DOME (dirigida por Blanche Torres), o curso de especialização em Dança da Universidade Católica Dom Bosco (coordenado por Denise Parra) e, atualmente, estuda na graduação em Comunicação das Artes do Corpo, na PUC de São Paulo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário