segunda-feira, 25 de abril de 2011

Experimento I: composições em danças


A primeira tentativa de reunir pessoas (amigas) da dança de Campo Grande para apresesentarem seus processos de criação acontecerá no dia 07 de maio às 20h no SESC Horto - TEATRO PROSA, sob o título EXPERIMENTO I: composições em danças. Como muitos grupos, cias e artistas estão em processo de construção de seus espetáculos/criações, aproveitamos a oportunidade para mostrar as fases em que os processos se encontram, o que diferencia bastante esse encontro de um "espetáculo" propriamente dito, passando a ser uma "experiência de composição" compartilhada com o público. Essa iniciativa ainda inédita em Campo Grande, pretende ser uma constante, a cada ano, já que normalmente a temporada de dança da cidade começa com mais frequência no segundo semestre. Ademais é uma ação importante para a formação de público. Ações como esssa que dismistificam um pouco o trabalho dos artistas, expondo de certa forma até a fragilidade dos processos e criando com isso, oportunidade de aprimoramento da obra, antes que essa seja concluída e apresentada como espetáculo. A foto do cartaz acima é do trabalho da Isa Yasmin iniciado na Pós Graduação em Dança da UCDB, (concluída em 2010) cuja proposta des-constroi a dança do ventre, tema da pesquisa dessa artista da dança da cidade.
E para melhor compreender sobre do que estamos tratando nesse evento lembramos de algumas ideias de Merce Cunninghan sobre dança.

1) Qualquer movimento pode ser material de dança;
2) Qualquer procedimento pode ser um método de composição válido;
3) Qualquer parte ou partes do corpo podem ser usadas (sujeito apenas a limitações da própria natureza);
4) Música, figurino, cenário, iluminação e dança possuem lógica e identidade próprias separadas;
5) Qualquer espaço pode ser dançado;
6) Dança pode ser sobre qualquer coisa, mas é primária e fundamentalmente sobre o corpo humano e os seus movimentos, a começar por andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário