segunda-feira, 12 de setembro de 2011

25 anos de Ginga Cia de Dança, foto de Bolivar Porto



Para comemorar os 25 anos da Ginga Cia de Dança, uma foto do começo desse percurso, dos primeiros impulsos (na época, Grupo Ginga, certo?). Esta foto foi tirada por Bolivar Porto em 1987, fotógrafo que se fez presente na história da dança de Mato Grosso do Sul. A coreografia era "Feras", de Romano Vargas e a bailarina é Nilda Rangel. Foto tirada na Kioren Academia.

Penso que o trabalho do fotógrafo em dança é de um valor inestimável para a área, tanto pelo registro cênico, como pela sua contribuição no conceito da proposta em dança. E uma dificuldade: captar um movimento. Quanto tempo dura um movimento? Quanto tempo dura uma fotografia? É possível que uma imagem seja síntese de um movimento ou uma fotografia é coisa nova, tirando da linguagem da dança o impulso para a sua própria?

O fato é que diversos fotógrafos contribuíram para o registro, conceito, linguagem dos trabalhos da Ginga nesses 25 anos: Bolivar Porto, Haroldo Xavier, Ernesto Franco, Elis Regina, Vânia Jucá, Helton Pérez, Luiza Rosa, Nicoli Dichoff, Ederson Almeida... bom, e eu também, mas fora dos palcos - além de tantos outros presentes nos festivais e mostras que a Cia participou.

Que essas frações de segundos tão representativas para a Ginga ainda sejam alvo de muitos olhos, dedos e diafragamas.

8 comentários:

  1. Bem lembrado Paula. Lembrei também da Elis Regina e da Vânia Jucá. E também do mais novo fotógrafo da Ginga e do Projeto Dançar, o Ederson Almeida. Puro talento!!!

    ResponderExcluir
  2. lista atualizada! e quem lembrar de mais fotógrafos, por favor.. Valeu, Re!

    ResponderExcluir
  3. Caraca que fotografia forte! Deixa no ar um suspiro por dançar, o manifesto pantaneiro! Bom saber que todos estes fotógrafos contribuem na construção da história da dança em MS!

    ResponderExcluir
  4. Linda foto... super forte e expressiva!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem é a dançarina da foto? Onde estava dançando? Que coreografia? Quem dirigiu? Essas informações ajudam a conservar lembranças e a chamada "memória"...e é um prato cheio no momento de divulgá-la(s), com menos ruídos.
    Linda.

    ResponderExcluir
  6. ok, Luiza, obrigada. Imaginei que fossem perguntar quem é a dançarina.

    Convoco a tchurma do Ginga (das raízes) pra responder essas perguntas.

    A coreografia era Feras, em 1987. Alguém se lembra dessa sessao de fotos? A Re me disse que vcs faziam sessoes com o Bolivar.. na verdade eu entrei em contato com ele pra falar mais disso e até propor uma foto, mas nao respondeu (quem sabe ainda pode responder daí eu complemento o post).

    Assim que responderem, coloco no corpo do texto. Bora lá, vasculhar a memória gente!!

    ResponderExcluir
  7. Falei com o Chico sobre a foto. A bailarina é a Nilda Rangel, em foto de ensaio fotográfico na Kioren Academia. A coreografia "Feras" é do Romano Vargas, de 1987.

    ResponderExcluir