quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bodas de Prata a Ginga Cia de Dança


Aconteceu neste último final de semana o espetáculo 25 anos da Ginga Cia de Dança, realizado pelo Projeto Dançar, no Teatro Glauce Rocha. O evento comemorava os 25 anos de existência e de dança da Ginga, dirigida por Chico Neller.

Fui prestigiar no sábado (17), juntamente com todos os integrantes da Cia. Dançurbana, e logo que cheguei ao teatro me deparei com uma fila que ia até o estacionamento, a minha sorte é que já estava com meu ingresso garantido. Todo clima de suspense que se instalava sobre as pessoas que estavam ali, deixava claro que a noite seria muito emocionante, cheia de momentos e lembranças marcantes.

A noite do espetáculo foi aberta com a ilustre presença de Maria Quitéria (personagem de Arce Correia, ex-integrante da Ginga) que fez do palco o seu quadro principal e transformou o espetáculo em seu programa de TV, com direito ao Túnel do Tempo de diferentes épocas e momentos da Ginga, onde entrevistava integrantes e ex-integrantes que fizeram e fazem a história na Cia, como Renata Leoni, Miriam Gimenes, Diógenes Antonio, Patricia Signoretti, Roberta Siqueira, entre outros.

O Projeto Dançar mostrava no palco cenas de diversos espetáculos da Cia, resumindo todo trabalho alcançado durante esses 25 anos de pesquisa, que passam pela dança moderna e contemporânea e pelo jazz. Dentre os fragmentos apresentados na noite, podemos citar Cultura Bovina?, Amor Líquido, Campo Grande tem Ginga, Corpo Latino, Máquinas, Sistemas, Conceição de Todos os Bugres, Silêncio, Camille e muitos outros.

Particularmente não conhecia realmente o trabalho da Ginga, pois tenho pouco tempo neste cenário, mas depois daquela noite pude perceber o peso que tem ao ouvir ou ler algo sobre a Cia. Fiquei encantado com todo o espetáculo ao ponto de não conseguir tirar os olhos por um instante, me emocionei nos momentos onde bailarinos que já fizeram parte da Cia relatavam suas vivências e experiências e até mesmo aqueles que ainda faziam parte dela de alguma forma.

Foi uma noite maravilhosa, onde a maioria das pessoas pode relembrar toda a trajetória da Cia, e outras, como eu, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado por Chico Neller e seus seguidores (amigos, ex-integrantes, bailarinos).

Parabenizo também toda equipe do Projeto Dançar e os bailarinos convidados,que souberam mostrar com clareza e propriedade a releitura dos trabalhos realizados pela Ginga, nos proporcionando momentos e sensações inexplicáveis, onde a dança nos conduzia por um tempo apenas de Ginga.

Parabéns Chico Neller por toda dedicação e trabalho, tanto com a Ginga Cia de Dança como com o Projeto Dançar. Parabéns a todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com a dança. Muito Sucesso a todos e feliz Bodas de Prata Ginga Cia de Dança.

Texto de Ralfer Campagna (Integrante da Cia. Dançurbana e Grupo Expressão de Rua)

Um comentário:

  1. Acho importante conhecer a história da dança local e o Ginga é parte dessa história. Valeu pessoal da Cia Dançurbana. Obrigada pelo carinho e apoio. Obrigada Ralfer. Vamos nos apoiando sempre!!! Bjos

    ResponderExcluir