quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um pouco da rua, por Yan Chaparro


sala da Casa de Arte Dançurbana
O processo dos Encontros do Corpo se forma pelo entrecorte da voz – corpo de cada participante. E por assim, num dia desses o nosso amigo artista da dança Marcos Mattos levou sua proposta, uma aula de dança de rua.

Confesso que estava a esperar com curiosidade esta aula, pois há uma brincadeira interna que envolve o que venho estudando em dança e algumas das minhas dificuldades rítmicas, e a dança de rua se tornou algo esperado por mim e por outros que me queriam ver entre signos corporais da dança de rua.

Entrei na sala, já conhecida pelo meu corpo, mas com dúvidas maiores que anteriores. Era a primeira vez que iria fazer uma aula de dança com tênis. Perguntei-me: e aquele meu ritual de tirar o calçado para entrar em uma sala, onde estava?

A aula teve seu instante teórico, que me trouxe novidades muito interessantes, mas também teve o instante de ação radical do corpo. Vi-me em uma aula contando cada movimento, coisa que faz tempo que não fazia. Uma aula de movimentos densos e certos, milimetricamente pronunciado ao espelho. Estranhei, mas me permiti entrar ao novo cenário permitido ao meu corpo. Confesso que não chegava até o fim das frases corporais, mas alguns rascunhos foram formados, tentei rascunhar meu corpo entre dilemas novos que apareciam. Cofesso que foi divertido ver meu reflexo no espelho.

Muitos risos foram ouvidos durante a aula, risos e aqueles desabafos “que coisa foda”. Foi diferente, estranho e prazeroso. Quero fazer mais aulas, me divertir e desacostumar meu corpo.

Yan Chaparro

2 comentários:

  1. Que Bacana Yan, muito legal ler suas impressões e sensações sobre a aula. Gostei muito da experiência e acho que precisamos repetir mais vezes... Abraço amigo

    ResponderExcluir