Os desafios das últimas semanas de novembro foram bem de tirar do eixo (muitos fluxos rápidos e fortes). Por isso ainda nenhuma publicação para a sessão "eu fui" com a conexão São Paulo, proposta para esse mês.
Vou quebrar o protocolo das segundas-feiras aproveitando a deixa da Fran e o pedido do Cristiano Navarro em divulgar o documentário que produziu (ele é editor do jornal Brasil de Fato, e tive a oportunidade de conhecê-lo em 2010, durante a Bienal Sesc de Dança, quando o Coletivo Corpomancia apresentou o Jogo Corpomancia). Em vez de falar sobre algum espetáculo e movimento das políticas públicas de dança que aconteceram este mês em SP, vou dizer hoje, madrugada de quarta-feira, sobre um documentário que assisti aqui em São Paulo e que diz respeito a uma realidade do Mato Grosso do Sul.
Fui, no início desse ano, em uma exibição de “À sombra de um delírio verde”, na Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) – nessa época o documentário já havia sido lançado em Campo Grande.
O filme foi elaborado de maneira associada pela repórter televisiva belga An Baccaert, o jornalista brasileiro Cristiano Navarro e o repórter cinematográfico argentino Nicolas Muñoz.
Utilizaram das armas que o jornalismo oferece para ampliar o volume de voz e de coro dos Guarani-Kaiowá na luta pela reconquista de seu território tradicional, para atingir outros países e engrossar o caldo de reações contra a impunidade de assassinatos de indígenas, que se tornou comum.
Segundo Cristiano, o filme começou a ser rodado nas aldeias da região sul do Mato Grosso do Sul, em abril de 2008, e contou com apoio logístico da Associação de Professores Guarani Kaiowá, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Foodfirst Information & Action Network (Fian international). Sua finalização, feita de maneira “quase artesanal”, foi concluída em janeiro de 2011.
O documentário acabou de ser disponibilizado na internet. Cristiano lamentou que seu lançamento, “coincide “com mais um massacre absurdo contra o Povo Guarani Kaiowá. Essa é a forma que tenho, no momento, para tentar colaborar com o Povo Guarani”. Essa é também a forma que tenho agora para tentar colaborar com o povo Guarani.
À Sombra de um Delírio Verde from Mídia Livre on Vimeo.
Site do filme: http://www.thedarksideofgreen-themovie.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário