quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como estamos politicamente em Campo Grande & tarefas..

O movimento do 1% para a cultura está se incorporando ao Fórum Municipal de Cultura, que deve ser o lugar de debate dos artistas locais. Conseguimos ampliar a verba dos editais para 1milhão e meio para 2012, o que é um passo curto para o 1% previsto na lei do Plano Municipal de Cultura, mas enfim, é um passo. 


O Prefeito quer que a comissão do 1% (por meio do "Fórum Municipal de Cultura") apresente rapidamente até o dia 8/12/2011 uma minuta dos editais (FMIC e FOMTEATRO) com todas as finalidades/ações que deverão ser apoiadas, e os respetivos recursos para elas.


O Fórum então se reuniu na última terça-feira 29/11 para discutir com os artistas a adequação das leis de fomento FMIC e FOMTEATRO para projetar a divisão do investimento. A primeira decisão tomada foi a divisão entre os dois editais, ficando 400mil para o FOMTEATRO e 1milhão e 100mil para o FMIC. O segundo passo é adequar a lei do FMIC para as pretensões da classe, que ficou de "tarefa" para grupos divididos pelos segmentos das artes. Esta tarefa deveria ser feita pelas Câmaras Setoriais, mas nem todas as áreas se articularam ainda para a criação das Câmaras. 


Na minha opinião, o dinheiro é pouco e o tempo também para discutirmos divisão de investimento entre as áreas (e me parece uma constante esta situação de urgência do poder público com a classe artística, com curto prazo e baixo investimento.. soa como um convite ao desentendimento). Outras medidas são mais importantes para garantir a boa realização do FMIC daqui por diante, como melhor transparência no processo, publicação dos inscritos, a garantia de um grupo de pareceristas, etc... 


Também foi questionado na reunião do Fórum a participação da sociedade civil nesta instância (que hoje é constituída apenas por entidades e não pessoas), e a validade do Conselho Municipal (que é eleito pelo Fórum para defender o posicionamento da classe diretamente com o poder público) como deliberativo e não apenas consultivo, como é agora, ou seja, que possa tomar decisões e não somente dizer o que a classe pretende. É hora também de observarmos o Conselho, fazer dele uma real representação das questões da classe. 


Enfim, pra arrumar a casa temos muito o que fazer... O Vitor Hugo Samudio, Presidente do Fórum enviou os arquivos para começarmos a estudar. O mais urgente é o edital do FMIC2011 para podermos produzir propostas de ajustes para o FMIC2012 (a ser apresentada no Fórum no próximo dia 5/12, segunda-feira):




E enviou também o regimento do Fórum Municipal de Cultura, a ser analisado pela classe:




O Plano Municipal foi também disponibilizado, e já publicado aqui no blog anteriormente. Assim, criamos a página "documentos" para melhor acesso desses arquivos: http://forummovimente.blogspot.com/p/documentos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário