quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Escolas matam a criatividade

"Não existe um sistema educacional no planeta que ensina dança diariamente às crianças da mesma forma que ensina matemática. Por quê? Por que não? Eu acho bastante importante. Eu acho que matemática é importante, mas dança também. As crianças dançam o tempo todo se deixarem. Nós todos dançamos. Nós todos temos corpos, não tempos? (…) Sério, o que acontece é que à medida que as crianças crescem, nós começamos a educá-las progressivamente da cintura para cima. E depois nos focamos na cabeça. E levemente para um lado." (Ken Robinson)

Já faz um tempo que assisti a esse vídeo e achei interessante compartilhar com vocês nesse momento em que se está pensando uma proposta de gestão pública e sobre que argumentos justificam ou convencem a importância da arte que a gente exercepensa e defende. É uma palestra do Ken Robinson, pesquisador na área de educação e criatividade (deu aulas em faculdades de artes dramáticas na Inglaterra e EUA), no TED (aquele circuito de palestras que vem rodando o mundo com o patrocínio da Rolex). Ele questiona o processo educacional formal, dizendo que precisamos repensar a maneira de fomentar a inteligência entendendo que ela é variada, dinâmica e distinta.

Me fez lembrar de uma conversa que tive com uma amiga e com a minha irmã, Ana, sobre qual seria a "função" da arte/dança: acho que se tiver função, será a de apresentar/propor "possibilidades" perceptivas, que alimentam um estar vivo no mundo, apto a interações criativas com o ambiente que, por sua vez, favorecem relações hierárquicas mais dinâmicas com o conhecimento - do tipo, não existir um parâmetro de mais ou menos burro ou inteligente, porque sabe ou não fazer cálculos matemáticos ou articular melhor ideias em tempo mais rápido.

Outra parte da palestra que anotei: "Nosso sistema educacional atual se baseia na ideia de habilidade acadêmica. E existe uma razão para isso. O sistema foi concebido, e no mundo todo, não existiam sistemas públicos de educação antes do séc. XIX. Todos eles foram criados para atender a demanda da industrialização. Então a hierarquia está apoiada em duas idéias. A primeira é que as disciplinas mais úteis para o trabalho estão no topo. Então você era bondosamente afastado na escola quando era criança de certas coisas, coisas que gostava, com a premissa que você nunca iria conseguir um emprego fazendo aquilo, correto? Não faça música, você não vai ser músico. Não faça arte, você não vai ser artista. Conselho benigno. Hoje, profundamente errado. Hoje o mundo inteiro está envolto em uma revolução."




Obs.:  dá pra inserir legendas em português no vídeo, é só ir na parte em que está escrito "55 languages" na mesma barra de apertar play .

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